Como abrir um Estúdio de Pilates: autônomo ou PJ?

Uma dúvida muito comum é sobre as formas que você pode abrir seu estúdio de Pilates. Nesse post vou explicitá-las e você irá saber melhor sobre cada uma e tomar sua decisão com mais embasamento.

SE VOCÊ DESEJA RECEBER NOSSO CONTEÚDO ANTECIPADAMENTE, CADASTRE SEU E-MAIL CLICANDO NO LINK ABAIXO:

 

3

1-  Pessoa Física/Autônomo

Essa forma é ideal para quem está começando. A estrutura do estúdio deve ser compacta, sem funcionários ou prestadores de serviço.  Nesse caso, o proprietário deve fazer os atendimentos e administrar o estúdio. Se você não for fisioterapeuta, apenas proprietário abrindo seu próprio negócio, não deve abrir desta forma.

O primeiro passo é requerer junto à prefeitura do município onde o estúdio será aberto, o Alvará . Você pode consultar no site da prefeitura de seu município. Hoje em dia é permitido dar entrada e acompanhar todo o processo pela Internet, bem simples.

Com o alvará, você poderá prestar serviço como Pessoa Física.  A partir desse momento, você pode emitir recibo próprio de Profissional Autônomo ou nota fiscal tributada. Mas esse processo de nota fiscal tributada varia de município para município.

Com o registro, incidirá cobrança de ISS (Imposto sobre serviços). No caso do município do Rio de Janeiro, este tributo tem um valor fixo, a cobrança é feita por trimestre e a própria prefeitura envia via Correios a Guia para Pagamento.

A maior parte dos municípios fixou valor para ISS para profissionais autônomos. Mas também é variável. Você deve averiguar como é feito no seu município.

Você também terá a obrigatoriedade do recolhimento previdenciário para o INSS. Você deve acessar o site da Previdência Social, fazer seu cadastro e todo mês recolher e pagar a Guia.

O registro contábil do seu estúdio também precisa ser documentado através do livro caixa. Nesse livro serão anotados todos os registros de entrada e saída provenientes de rendimentos do seu estúdio. Com esse registro, você deverá declarar imposto de renda como pessoa física anualmente. 

Vantagens de ser Pessoa Física/Autônomo: baixo custo de abertura, processo de abertura mais simples, processo de administração do estúdio mais fácil e barato

Desvantagens:  não pode ter funcionários, limita a expansão do estúdio

2- Pessoa Jurídica

Outra forma de abrir um estúdio de Pilates é como Pessoa Jurídica.

Este processo é muito mais complexo e não é possível sem a ajuda de um advogado e um contador de sua confiança. Ninguém consegue abrir uma empresa sem o trabalho desses profissionais.

Este tipo de estrutura engloba, como exemplo, um estúdio com funcionários como recepcionista, professores, funcionários para limpeza, etc.

Mesmo que o estúdio não tenha funcionários e o fisioterapeuta trabalhe sozinho, ele pode, se quiser, abrir o estúdio como Pessoa Jurídica.

Primeiro, deve-se elaborar um contrato social (documento fundador da empresa) e registrá-lo na Junta Comercial da cidade de onde o estúdio está localizado.

Após, você receberá o NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa)  e com ele será possível obter o CNPJ, que é o registro da sua empresa como contribuinte. Pode-se fazer isso pelo site da Receita Federal.

O próximo passo é ir até a prefeitura para  adquirir o Alvará de funcionamento.

Acabou? Que nada… Agora é hora de fazer a inscrição estadual na Secretaria de Fazenda.

Mais alguma coisa? Claro né… fazer o registro da empresa na Previdência. Ainda que não existam funcionários, ela precisa estar registrada para pagar os tributos devidos (recolher INSS).

Agora só falta solicitar autorização para emitir notas fiscais. Para empresa prestadora de serviços, isso pode ser feito na Prefeitura de sua cidade.

Vantagens de ser Pessoa jurídica: pode-se ter funcionários, estúdio pronto para expansão.

Desvantagens: alto custo de abertura da empresa, processo de abertura demorado e muito burocrático, processo de administração do estúdio mais complexo e caro (mais impostos, mais burocrático, custos mais elevados com contador)

Obviamente não listei os documentos necessários para abertura pois são muitos e como eu disse, é impossível fazer este processo sem um advogado e contador.
 
Avalie seu momento, os custos de cada processo a forma como será administrar cada forma de estúdio. Como disse, o modelo de Pessoa Física é ideal para quem está começando.

Até o próximo post!

Sucesso sempre,

Luciana Ramos

Anúncios

10 thoughts on “Como abrir um Estúdio de Pilates: autônomo ou PJ?

  1. Luciana Mourão Diamantino diz:

    Estou pretendendo organizar um espaço em casa para atender no Pilates, tipo um studio mesmo. Poderia atender nesse espaço como autônoma e divulgar meu serviços sem ter problemas com o CREFITO? Essa situação que vc expôs ser studio como pessoa autônoma realmente é possível segundo as normas do CREFITO? Grata se puder responder

    Gostar

    • Olá Luciana, você deve consultar antes de abrir se é possível ter um negócio num endereço residencial. Isso são normas municipais e você deve consultar a prefeitura da sua cidade. Se a prefeitura liberar o alvará, você prossegue com o registro no CREFITO pois precisará primeiramente do alvará.
      Sim, é possível ter um estúdio de pilates como pessoa física regularizado. Você é fisioterapeuta e utiliza o pilates como metodologia de trabalho, esse é o entendimento.
      Obrigada

      Gostar

  2. Gisele diz:

    Boa tarde. Gostei muito do blog, esta ajudando muito. Luciana, para abrir como autônomo precisarei de um contador? ou sozinha é fácil abrir ? Posso ter algum problema em abrir como autônomo um studio de pilates?
    Desde já agradeço.

    Gostar

    • Você pode abrir sem ajuda de um contador pois abrindo como autônoma, você é pessoa física e os procedimentos são mais simples. Você não tem nenhum problema em abrir como autônoma um estudio de pilates. Lembrando que para isso, você terá um consultório de fisioterapia e utilizará o método como uma das ferramentas do seu trabalho de fisioterapeuta.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s